Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Vai ser inaugurado, no próximo dia 18 de março, o novo “Espaço Cidadão” da Embaixada de Portugal, na presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva, da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa Mariana Vieira da Silva, do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas José Luís Carneiro e do Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa Luís Goes Pinheiro.

A cerimónia vai ter lugar na Sala Damião de Goes da Embaixada – avenue de Cortenbergh 12 – entre as 17h00 e as 18h30.

“O Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão” diz uma nota da Embaixada de Portugal no Reino da Bélgica. “No Espaço Cidadão tem acesso a inúmeros serviços de Administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público”.

No entanto, a nota da Embaixada, pedindo a “mais ampla divulgação deste evento” diz também que as pessoas interessadas em participar devem proceder a uma inscrição exclusivamente por mail, indicando nome completo e a referência “Espaço Cidadão”.

Para justificar a forma “fechada” como a Embaixada de Portugal organiza este evento, é argumentada a “capacidade limitada das instalações”. No entanto, para outros eventos não tem havido estas medidas de restrição que também não têm existido em outros postos consulares.

Aliás a Embaixada de Portugal acrescenta ainda que “mais se informa que, por razões de segurança, não será permitida a entrada a quem não tenha efetuado previamente a sua inscrição e que será solicitada a identificação pessoal de todos os participantes”.

Contactada pelo LusoJornal, fonte da Secretaria de Estado das Comunidades diz que “a Embaixada de Portugal na Bélgica e a Representação Permanente de Portugal têm implementado um sistema de controlo de acessos às suas instalações. Estes procedimentos de segurança e controlo são comuns à generalidade das missões diplomáticas em Bruxelas”.

Mas acrescenta que “cada inscrição não tem obrigatoriamente que ser feita em nome individual. Na mesma mensagem de correio eletrónico pode ser efetuada a inscrição de vários cidadãos que tenham interesse em estar presentes na iniciativa”.

 

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 3 Votos
6.3