Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Feira do Livro Gratuito na Festa do Dia de Portugal em Bruxelas

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

No dia 11 de junho, a Associação José Afonso – Bruxelas juntou-se à festa do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, oferecendo gratuitamente livros em português.

A iniciativa teve dois objetivos: o primeiro era promover a leitura e a circulação de livros em português em Bruxelas, pois sabemos que não é fácil (nem barato) comprar livros em português a partir do estrangeiro. O segundo objetivo era evitar o desperdício, dando às pessoas a oportunidade de repor em circulação livros que tenham em casa e já não queiram. Assim, o livro pode ser relido e apreciado por outra pessoa, em vez de ficar num canto a apanhar pó ou, pior, ser deitado na caixa da reciclagem.

Assim, recolhemos uma boa centena de livros, doados por generosos amigos e membros da associação, e montámos a nossa Feira do Livro Gratuito com entusiasmo mas também algum ceticismo: será que em ambiente de festa, de cerveja e sardinhada, as pessoas estariam recetivas a carregar-se com livros para levar para casa?

A resposta foi um inequívoco “sim”. Deu-nos imenso prazer constatar que quase todos os nossos livros encontraram novos donos e donas e que proporcionarão agora várias horas de prazer a várias dezenas de novos leitores, miúdos e graúdos.

O sucesso da iniciativa deu-nos ânimo para avançar com um círculo de troca de livros, colocando caixas de livros para troca em comércios portugueses de Bruxelas, para que as bibliotecas dos leitores de português de Bruxelas continuem bem abastecidas e interessantes.

Paralelamente à Feira do Livro Gratuito, tivemos também a sorte de contar com a animação da nossa amiga Regina Barbosa, da associação Oca Brasilis, que, à sombra das árvores do Bois de la Cambre, contou histórias para crianças e promoveu vários livros infantis.

 

Nuno Batalha é Secretário da AJA Bruxelas

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 4 Votos
7.2