Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

A cantora Carla Pires vai estar em concerto no 21 de abril no Muziekpublique em Bruxelas. Com uma presença notável em palco, a cantora tem um talento inato para conquistar o público desde o momento em que começa a cantar. Os seus concertos são intensos, fruto da sua soberba interpretação e do empenho apaixonante dos excelentes músicos que a acompanham.

O seu último disco, “Aqui” é um disco universal que pretende celebrar o Fado, mas um trabalho de hoje e de amanhã, em que o fado se funde com outros universos musicais que lhe são esteticamente próximos. Carla Pires recupera um clássico do fado de Alfredo Marceneiro mas apresenta-nos também fados novos e temas em que o fado se une a outros géneros como o samba ou o tango. Canções que ficam maravilhosas na voz sublime da cantora.

O mote deste disco é a cidade de Lisboa, no entanto, não se fecha à cidade, voando para outras fronteiras. Este é o seu terceiro trabalho de originais, depois de “Ilha do Meu Fado” (2005) e “Na Rota das Paixões” (2011).

Carla Pires foi uma das atrizes que representaram Amália Rodrigues na fase jovem no musical de Filipe La Féria, sobre a vida da grande diva do Fado. A cantora começou em 1993, no programa Chuva de Estrelas e nos dois anos seguintes fez parte do projeto Palco de Estrelas, promovido por Paco Bandeira. Deu voz também a vários temas de bandas sonoras de novelas dos anos 90, nomeadamente Roseira Brava. Representou Portugal no Festival de Salónica em 1996, onde se classificou em 1º lugar e no ano seguinte tenta a sua sorte no Festival da Canção com o tema “Gaivotas de um Mar Revolto”, no entanto fica-se pelas semifinais. Em 2002 deu voz ao “Quinteto Amália”, um projeto com temas da fadista.

A sua afirmação enquanto Fadista acontece em 2008, ano que realizou uma tourné em França com 10 concertos, e atuou na Argélia, Áustria e Espanha. Os concertos internacionais têm sido constantes na sua carreira, com destaque para o Concerto de abertura de um dos maiores festivais da Europa – Flanders International Festival – em Gent, e a atuação em 2012 na Babel Med Music em Marselha, a segunda maior feira de world music da Europa.

Carla Pires será acompanhada de Bruno Mira, à guitarra portuguesa, André Santos à guitarra clássica e André Moreira no contrabaixo, quatro dias apenas antes da data de aniversário da Revolução dos Cravos, a fadista fará uma homenagem a Zeca Afonso, o compositor português, militante contra o regime salazarista.

 

Sexta-feira, 21 de abril, 20h00

Théâtre Molière

Galerie de la Porte de Namur

3 Square du Bastion

1050 Bruxelles

 

www.muziekpublique.be

Infos: 02/217.26.00

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 2 Votos
7.8