Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Está em pleno funcionamento o Atelier de música popular/tradicional portuguesa! Com base na aprendizagem prática da Concertina ou acordeão diatónico, do famoso cavaquinho e da viola folk/clássica. Também é leccionada a história e as tradições ligadas a estes instrumentos de cariz popular.

O objetivo desta iniciativa assenta na vertente da formação para novos talentos, que podem ir dos 9 aos 90 anos! E como o saber não ocupa lugar, venha quem vier, aprende a tocar!

São instrumentos que entraram em voga, com especial destaque na diáspora em França, Suíça, Alemanha… Estados Unidos!

Do nosso país chega-nos o maior exemplo, com as escolas e o fabrico destes instrumentos de vibração forte e atraente. Que servem para animar grupos, fazer festa rija em qualquer evento popular; das rusgas populares e danças de roda, às tocatas e cantigas ao desafio, tão expressivas nas nossas Comunidades portuguesas.

Na Bélgica – que já chegou a contar cinco agrupamentos de folclore, contra os três atualmente em atividade – surge agora o interesse pela aprendizagem e formação nesta área instrumental, talvez por influência de amigos que já tocam ou porque realmente gostam.

Foi criado um logotipo (SolMinho) que integra já, um dueto de Cavaquinho/viola e Concertina/cavaquinho.

Os encontros da sexta-feira à noite em torno desta atividade, estão a ser excelentes momentos de aprendizagem e amizade. É o fruto da riqueza do folclore e das tradições. Que ajuda e promove; a passar bem os tempos livres, aprender a viver em grupo, exportar/divulgar aquilo que somos e temos de mais genuino e castiço!

Conscientes destes valores é normal que se continue este exigente, mas apaixonante trabalho de promoção e valorização pessoal, mas também comunitário, onde todos nos podemos rever!

 

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 6 Votos
9.0